Chove, chuva
Chuvas acima da média e temporais
Influência do El Niño deve deixar o tempo instável nos próximos meses na cidade e na região
Infocenter -
As águas de julho estão sendo uma espécie de sinal e preparação para os pelotenses. Se neste mês as chuvas foram suficientes para normalizar o nível da barragem Santa Bárbara, nos próximos ela vem com ainda mais força. O fenômeno El Niño se aproxima e a chance de ele predominar nos meses de fevereiro, março e abril é de 80%. As informações são da MetSul Meteorologia.
O El Niño é responsável pelo aquecimento anormal da superfície do oceano Pacífico. Ele tem consequências a nível global. De acordo com a meteorologista Estael Sias, na região o fenômeno se traduz em mais umidade e chuva acima da média. Na primavera, podemos ter aumento na incidência de temporais. Estael acredita que no verão a chuva se mantenha regular, o que favorece o setor agrícola.
A principal incidência do fenômeno deve se dar entre a primavera e o verão. No intervalo entre setembro deste ano e abril do ano que vem, a probabilidade de o El Niño predominar vai de 60% a 80%, com destaque para o último trimestre. Segundo a meteorologista, ainda não dá para ter certeza se os temporais da primavera irão atrapalhar o plantio, mas há a possibilidade de isso acontecer.
Frio retornou
Para os próximos dias, a previsão também é de chuvas. Na sexta-feira os termômetros despencaram dos 20ºC para os 5ºC. Neste sábado o frio se intensifica e a temperatura oscila entre os 2ºC e os 15ºC. No domingo, a mínima prevista é de 1ºC enquanto a máxima não deve passar dos 17ºC e a chance de haver chuvas é de 60%. A instabilidade prevalece na segunda-feira, chegando a 90% de possibilidade. A temperatura no início da semana deve variar entre 7ºC e 17ºC.
Estael Sias explica que as altas temperaturas registradas ao longo desta semana se devem a uma massa de ar quente que, favorecida pelo vento norte, elevou a temperatura no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira o vento passou para os quadrantes sul e oeste, causando a queda brusca da temperatura ao longo do dia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário